Como se tornar um socorrista de APH

Tornar-se um socorrista de atendimento pré-hospitalar pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Sendo pelo investimento no curso ou pelo estudo para concursos públicos, ser um socorrista pode ser dificultoso. Ainda assim, muitas pessoas pensam em ganhar a vida trabalhando nos acidentes e socorrendo vítimas.

Assim sendo, se há força de vontade para se tornar um socorrista de APH, nós estamos aqui para ensinar você a se tornar um. Neste artigo explicaremos quais são os passos para se tornar um socorrista de APH e quais profissionais trabalham nessa área.

Como a seleção dos socorristas é realizada?

Geralmente, os cargos para empresas públicas ou de autarquias são dados por meio do concurso público. Ou seja, os concursos públicos aparecem para ajudar alguns e, infelizmente, dificultar para outros. Ainda assim, tornar-se socorrista pode ser fácil, dependendo da persistência de quem está tentando.

Os profissionais que participam do atendimento das vítimas são o médico, enfermeiro e o técnico em enfermagem. Todos esses profissionais precisam ter o curso completo no momento do concurso público. Além disso, os profissionais do primeiro e do segundo curso precisam se especializar em atendimento de urgências e emergências.

O técnico, por não necessitar do conhecimento nas urgências e emergências, precisa fazer um curso de APH ou primeiros socorros. Esses cursos ajudam o técnico no momento de sua prova prática do concurso público. Sendo assim, é importante que ele domine toda essa área. Sabe-se também que o SAMU oferece cursos para a preparação de novos profissionais. Ainda que haja uma preparação anterior ao concurso, logo após a entrada do profissional na organização, ela oferece um curso prático para a preparação do técnico em enfermagem que pretende atuar.

Todavia, é importante que o técnico em enfermagem vá bem no processo seletivo do concurso, especialmente na prova prática.

Por fim, dizemos que os socorristas de APH precisam ter uma experiência anterior. Neste caso, o interessante é trabalhar em hospitais anteriormente para ganhar essa experiência. Trabalhar em ambulatórios e pronto atendimento é uma excelente maneira de garantir a experiência na área de socorrista.

Como trabalhar como socorrista de APH?

Felizmente, nós podemos sugerir a você, leitor, um modo de trabalhar como socorrista de APH. Antes de tudo, recomendamos que você tenha realizado um curso de atendimento pré-hospitalar. Ter essa experiência é um excelente modo de garantir seu emprego no mercado de trabalho futuramente.

Os cursos existentes hoje em dia são todos certificados e garantem um espaço no mercado de trabalho como socorrista de APH. Além disso, você pode optar por fazer um curso prático presencial ou um curso à distância. Todas as opções estão disponíveis e nós discutimos as vantagens e desvantagens do curso online de APH neste artigo aqui.

Depois de realizar o estudo e o curso, você deve procurar concursos para socorrista ou buscar experiência em algum local. Independente do que escolher, você se tornará um socorrista APH. Poucas diferenças existem em quem trabalha como socorrista por meio do concurso público ou é contratado por um hospital privado diretamente.

O que mais vale, neste caso, é a experiência como socorrista e a prática dos cursos de APH. Portanto, é recomendado que quem deseja trabalhar como socorrista de APH deva ter uma boa prática. Além disso, a realização de um bom curso também garante boa experiência na área.

Para maiores informações sobre quanto um socorrista de APH ganha, quais seus equipamentos, e como investir na carreira de socorrista, clique aqui

Escolas de Socorrista APH por Região: