O que estudar para uma prova de APH?

Um profissional que realizou o curso de atendimento pré-hospitalar está careca de saber sobre o que precisa estudar para uma prova de APH. Contudo, aqueles que ainda estão buscando uma oportunidade de trabalho na área, os conteúdos costumam ser um pouco nebulosos.

Se você é um dos que está buscando um curso de atendimento pré-hospitalar, e quer saber o que estudar para uma prova de concursoenvolvendo os profissionais da área, este artigo é para você.

Conteúdo das provas para atendimento pré-hospitalar APH

Pressupondo que você já tenha um curso e seja certificado em APH, nós falaremos um pouco sobre o conteúdo dos concursos, principalmente do SAMU. Independente se você quer fazer um concurso ou passar em alguma outra prova, esses conteúdos costumam se cruzar e, de modo geral, caem constantemente nas provas.

Se você ainda não é certificado em atendimento pré-hospitalar, clique aquie saiba mais sobre o APH e como fazer para achar um bom curso de atendimento pré-hospitalar.

No concurso, principalmente do SAMU, deve-se estudar de acordo com o cargo em que se está tentando a vaga. Falaremos sobre a vaga de enfermagem e técnico em enfermagem. As duas são diferentes, haja vista que a primeira trata do curso superior, enquanto a segunda fala sobre os que fizeram tecnólogo em enfermagem. Entretanto, os seus conteúdos são semelhantes entre si.

Conteúdo da prova de enfermagem do SAMU

O primeiro conteúdo a ser estudado para a prova de enfermagem para tornar-se socorrista é a ética. A ética é essencial em muitas profissões, pois todas elas costumam lidar com as relações humanas. Sendo assim, algumas atitudes precisam ser reguladas. É nesse momento que a ética entra com o seu conteúdo moral e certamente garante que o bom trabalho seja realizado pelos socorristas do atendimento pré-hospitalar. Em todas as áreas da saúde e do trabalho, a ética é estudada de modo muito amplo.

O segundo e o terceiro conteúdo são os fundamentos e a administração dentro da enfermagem. Os fundamentos da enfermagem estuda tudo o que embasa a enfermagem. História, ciência e a história de doenças e acidentes costumam ser todos estudados dentro dela. Além disso, uma visão da legislação também é tratada nessa matéria.

Por fim, o quarto conteúdo são as patologias. De modo muito geral, os concursos cobram as patologias por meio dos sintomas. Por exemplo, nesta questão da Prefeitura de Tapiratiba – SP do concurso para Enfermeiro de 2014:

Ao nascer quais vacinas o recém nascido deve receber:

  1. BCG e hepatite B
  2. DPT e hepatite C
  3. Sarampo e hepatite B
  4. BCG e rotavírus

Note que a questão cobra algo relacionado tanto a legislação (quais vacinas o recém nascido deve receber) e qual o tipo de vacina que é recomendada para o recém nascido receber (patologia a ser resolvida).

As questões de concurso sobre enfermagem sempre se voltam para esse tipo de conteúdo. Sendo assim, as questões de conhecimentos específicos estão todas relacionadas com um curso em enfermagem ou um técnico na área.

Em resumo, você precisa estudar tanto a legislação quanto as patologias em geral para uma prova de APH. Para saber mais sobre o curso de atendimento pré-hospitalar, clique aqui e conheça nossos artigos falando um pouco mais sobre o curso.

Escolas de Socorrista APH por Região: